Capuchinha ou Chaga-de-cristo

Mais uma planta nativa do Peru. A capuchinha é famosa por sua beleza e por seu sabor picante. As flores são muito apreciadas na culinária. Com os frutos faz-se a alcaparra brasileira e pode-se ainda usar as folhas no suco verde.

Nome científico

Tropaeolum majus L.

Uso medicinal

Antibiótico para problemas de pele e infecções urinárias. Podemos fazer uma loção como tônico capilar. O suco ajuda a acalmar a tosse, a regular o ciclo menstrual, aliviando as cólicas. O banho de assento com capuchinha trata doenças íntimas, graças ao seu poder antibiótico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários

  1. UEstou encantada com tantos benefícios da CAPUCHINHA.Peguei uma gripe danada, com tosse e muita tosse, encatarrada com muita secreção nasal, inflamação mesmo.assim que começava a tosse era só tomar alguns golinhos e já acalmava, sem o quanto expectorava também. gente dêem mais credito a nossa querida capuchinha!! Os benefícios são inúmeros!..

  2. eu tenho aqui em casa, não sabia que podia ser os frutos alcaparra, gostaria de saber como posso fazer as conservas do fruto dela.

  3. Oi bom dia! a minha avó costuma colocar no alcool esta flor e ela guarda. Quando alguém sofre picada de abelha, marimbondo, etc, ela passa no lugar e para a dor na hora.. e não incha.. muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *