O blog Farmácia da Natureza trata do tema Plantas Medicinais com uma pitada da magia presente na cultura da Ilha de Santa Catarina. A força dos saberes populares será sempre o foco, tanto nas histórias e vasto conhecimento do ambientalista ilhéu Alésio dos Passos Santos, quanto nas receitas funcionais da também manezinha Cléia Bregue.

Nos vivenciamos a potência das plantas na nossa saúde e repassamos conhecimentos por meio de cursos, palestras e agora também pelo blog.

Aqui você pode pesquisar plantas catalogadas por nome científico e ler algumas histórias curiosas sobre seus nomes populares. Conhecerá suas aplicacões, métodos de preparo de chás, cosméticos e receitas inteligentes ou nutracêuticas.

Acesse e vibre na energia positiva da
Farmácia da Natureza.

Alésio dos Passos Santos

Alesio dos Passos Santos - farmácia da natureza

Nasceu e vive até hoje na Lagoa da Conceição – Florianópolis (SC), berço de lendas já muito difundidas sobre bruxas e suas magias. É ambientalista, colecionador e cultivador de plantas medicinais. Licenciado em Estudos Sociais e especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e pós-graduado em Gestão da Educação pela UNIESC.

Coordenador da Farmácia Viva Itinerante, membro do Grupo Semente, presidente do Comitê de Gerenciamento das Águas da Lagoa da Conceição, presidente da Fundação Lagoa, professor de fitoterapia, pesquisador etno-botânico, representante da Assembleia Legislativa de SC como membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar e funcionário público estadual.

Ganhou prêmio Qualidade de Vida pela Federação Ecológica Catarinense – FEC. Montou o primeiro jardim medicinal na Assembleia Legislativa de SC e atualmente ministra palestras em diversos eventos.

Casado com Cléa Bregue Daniel dos Santos, pai de Francini Bregue Daniel dos Santos, Camilla Brege Daniel dos Santos, Anna Maria Brege Daniel dos Santos.

Cléa Bregue Daniel dos Santos

Clea Bregue Daniel do Santos - farmácia da natureza

Gastrônoma pela Univali (SC), com formação em plantas nutracêuticas pela Epagri de Itajaí. Ministra oficinas de alimentos funcionais na Quinta das plantas da Associação dos Funcionários Fiscais de SC e trabalha com aproveitamento de cascas e talos de produtos orgânicos na alimentação.

35 comentários

  1. Olá, bom dia. Tomei conhecimento do site através da Folha de São Paulo. Gostaria de saber se vcs ministram cursos na área da fitoterapia. Grato.

    1. Sim, trabalhamos com capacitação de profissionais de saúde e comunidade. Temos um projeto na ilha de SC, quintasdasplantasblogspot.com.br. No momento está aberta uma pós graduação em P.M, na UNISUL.
      GRATIDÃO.
      Alésio

  2. Gostaria de saber a respeito da erva medicinal de nome ( lippia citratta) ou salva do rio gde do sul,e se possível onde posso encontrar (a erva ou as sementes).

  3. Oi Alesio
    Li tua a entrevista na revista da TAM. Somos vizinhos na Lagoa. Alguma chance de eu poder me “consultar” contigo? Atendes o publico em geral?

  4. Olá! Conheci vcs num vôo da TAM, numa revista.
    Me interesso muito por fitoterapia.
    Gostaria de segui-los no Facebook.

  5. Boa noite! Gostaria de maiores detalhes sobre o uso da chaya no tratamento de câncer. Ganhei folhas para o preparo de chá mas li que a água fervida com a planta é tóxica. Desde já agradeço. Caso seja possível gostaria de saber mais também sobre o aranto. Obrigada.

    1. Olá Dircéia,
      A CHAYA serve para mais de vinte situações de doenças, mas não é a planta mais indicada para esse tratamento. Há outras com eficácia e segurança já consagradas pela ciência.

      SUGESTÃO DE PESQUISA:
      1- Annona muricata
      2- Uncaria tomentosa
      3- Curcuma longa
      4- Euphorbia tirucalis (MUITO CUIDADO com essa, pois é tóxica tem que saber usar)

  6. Um bom dia a todos!!!!!
    Sou formado em gastronomia,me dedicando no estudo e criação de novos sabores e perfumes.
    Gostaria de saber onde posso encontrar uma muda de coentro bravo?????
    Amo temperos frescos, raízes,e especiarias.

  7. Oi Cristiane sou estudante no EJA no colegio osmar cunha ,estou fazendo uma pesquisa sobre plantas medicinais , tenho umas perguntas para fazer mas vou participar da oficina nas quinta feira e pergunto pesoalmente ta bom ate la .

  8. APRECIO PLANTAS MEDICINAIS. NO MOMENTO ESTOU PREPARANDO UM CANTEIRO DE PLANTAS MEDICINAIS.
    GOSTARIA DE CONTAR COM A AJUDA DE PESSOAS COMO ALÉSIO DOS PASSOS SANTOS, VIVIANE CORAZZA E CLÉA BREGUE DANIEL DOS SANTOS PARA ORIENTAÇÃO E MANEJO DE PLANTAS MEDICINAIS.
    SOU MÉDICO COM ESPECIALIDADE EM CIRURGIA GERA, MEDICINA DO TRABALHO E MEDICINA DE TRÁFEGO.

  9. Prezados colegas, a sementação de uma árvore ou planta medicinal, tempeiros rústicos ou selvagens se dá em determinada época. Como uva do mato, por exemplo, pode ser o nome dado a várias espécies se puderem fotografar ou enviar o nome científico fica melhor para sabermos qual planta se deseja apoio na busca das sementes,mudas etc.. grande abraço, Ana Beatriz de Menezes- bióloga – lagoa.

  10. Olá Mestre Alessio
    O senhor pode passar alguma planta para ajudar na alcalinização do pH sanguíneo .

    Estudo trofologia por auto didatismo por livros, pois está difícil de encontrar cursos da área. Gostaria de outras palestras sobre fitoterapia .Obrigado

  11. Boa tarde! Agora vocês me deixaram confuso.
    No Canal Autor da Própia Saúde, fala sobre esta planta: Cipó-Mil homens, Papo de perú, que cura muitas doenças, que não tem riscos para os rins.
    veja o video no canal https://www.youtube.com/watch?v=jvLYn_MzvUk&index=1&list=PLrWXKwvX0nvOzlxEz2eLSmsBhk5V41sv-
    Me interessei muito por essa planta, mas sou precavido com informações da internet. se poderem esclarecer melhor agradeço
    Reinaldo Alves

  12. Gostaria de informações desde pequena algo me diz que devo trabalhar com plantas! Sou cabeleireira especializada em tratamentos quero muito me transformar em uma terapeuta capilar e tratar os fios das clientes com plantas e ervas ou seja produtos naturais, Podem me ajudar? moro em São Paulo porem sou baiana e com ascendência em índios negros e europeus. Rsrsrsrsr mistura linda! Abraço,att Ana Goes

  13. Por favor preciso de ajuda urgente.
    Meu pai está sofrendo de herpes zoster não sei mais o que fazer !
    Ele tem muitas dores.
    Por favor me ajudem.
    Ouvi falar de folha de cajá.
    Moro em Santos -os
    Onde encontro essas folhas?
    Aguardo ajuda por favor.

  14. Gostaria de for possível ajuda, adquiri a planta cipo-doce,,, como devo usa lá? Em chá? Quantas folhas para chávena e quantas vezes ao dia?
    Em caso de asmáticos?
    Muito obrigada pela atenção dispensada

  15. Prezada Viviane Corazza, bom dia.
    Faço tintura de ervas, tenho um cliente que sofreu AVC, com limitação no braço e mãos. Pergunto: Pego 6 semente de olho de boi, transformo em pó, coloco em álcool sereal, depois de 15 dias, retiro a tintura. Pergunto: Quantas posso dar uma gota por dia, no 2º dia 2, e assim sucessivamente até completar 10 gotas. E dai todos os dias continuo com dez gotas. Ou este procedimento e muito. Peço a gentileza de nos orientar. Muito obrigado. Que Deus o abençõe. José Hunziker

  16. Boa tarde,
    Queria saber se existe alguma planta para tratamento de depressão, angústia, tristeza? Pois conheço uma pessoa que eu queria muito ajudá-la. Ela é trabalhadora e bonita, tem 31 anos, mas quando está doença vem, ela custa sair desta tristeza. Ela toma remédios de depressão constante, aí queria saber se existe alguma planta que poderá ajudar neste caso?
    Obrigada 🙏
    Aguardo retorno.

  17. Existem plantas como Hipérico ou Erva de São João e o Mulugu são excelentes como tranquilizantes.

  18. Perdão, o nome correto é Mulungu e o uso é de chá de cascas.
    O Hipérico pode ser encontrado em cápsulas da Só Ervas.

  19. Gostaria de saber onde posso encontrar as folhas de caja para a herpes de zoster.
    No aguardo, muito obrigada.

  20. Quero saber onde encontro aqui em Fortaleza CE, a erva quebra demanda. Estou precisando comprá-la. Agradeço antecipadamente.

  21. Bom dia, me chamo Josimar, sou farmacêutico e me especializando em fitoterapia. Tenho um profundo interesse de conhecer o quintal de vocês, também moro em sítio e estou montando minha horta medicinal, será que podemos marcar um dia para fazer um passeio aí?

  22. oi gostaria de saber como adquiri ou muda ou oleo essencial da curcuma azeduária, alfavaca cravo, cavalinha,erva baleira. Grata

    aguardo resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *