Laranja-azeda ou Laranja-da-terra

Laranja-azeda ou Laranja-da-terra

  • Post category:Plantas

Essa espécie de laranja é usada na medicina mundial e aqui, na Ilha das bruxas, na degustação dos peixes escalados (peixe aberto pelo lombo e seco no sol). O gosto e o aroma combinam muito bem com esse prato regional, que acompanha um pirão de caldo de camarão ou pirão de nylon, como é chamado aqui o pirão de farinha de mandioca.

Nome científico

Citrus aurantium

Uso medicinal

As cascas, folhas, flores e suco dessa laranja são muito importantes no tratamento da obesidade, pois aumentam o mecanismo natural do corpo que queima as gorduras sem os efeitos colaterais perigosos. Aumentam o metabolismo sem afetar a taxa de batimentos cardíacos ou a pressão sanguínea.

A infusão das flores é boa para tratar insônia, febre, estomatite e funciona como calmante. O suco é digestivo e atenua a prisão de ventre. As folhas são diuréticas e sudoríferas.

Sua casca é usada com sucesso em tratamentos para deixar de fumar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este post tem 3 comentários

  1. Hyarbas Seggal

    Como usar a casca em tratamentos para deixar de fumar?

    1. Olá Hyarbas,
      Acompanhei a manipulação da casca da laranja azeda (Citrus aurantium) num projeto em Foz do Iguaçu. Lá eles a secavam e colocavam no açúcar e depois distribuíam para 19 postos de saúde da rede pública. Se formos pesquisar, o aroma é sedativo, acalma a ansiedade e o sabor amargo eu diria que ajuda a aliviar as amarguras da vida. Além disso, quando mascamos, ativamos um ponto de acupuntura na ponta da língua que leva ao coração.

  2. Hyarbas Seggal

    Obrigado Cristiane,
    Vou acompanhar este processo.

Deixe uma resposta