You are currently viewing Macela ou Marcela-do-campo

Macela ou Marcela-do-campo

  • Post category:Plantas

Existe um ritual, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os nativos da Ilha e de todo o estado de SC fazem a colheita na sexta-feira santa, antes do sol nascer, não deixando o sol secar o orvalho. Assim levam para casa estas gotinhas mágicas. Isso deixa a Macela mais santa do que ela é.

É sabedoria da colheita, pois na semana santa a planta está no auge de princípio ativo. A sabedoria popular nunca deve ser despreza, pois não existe um único saber. Não fique alienado pela ciência. Faça rituais em sua vida.

Eu, quando vou colher a Macela antes do sol nascer, na praia do Campeche, tomo um banho de mar para lavar minha alma e trago uma garrafa de água para espalhar em volta de nossa casa.

Quando colho uma planta, antes peço licença. Faço reiki, peço a cura da pessoa para quem farei o remédio, rezo por ela, converso com minhas plantas e com Deus.

Não vão pensar que sou louco, mas também nenhum louco se diz louco. A fé cura. Quem tem fé responde bem melhor aos remédios, mesmo alopáticos. Esqueci da Macela!

Nome científico

Chyrocline Satureoides

Uso medicinal

Calmante, para cólicas abdominais, azia, má digestão, diarreia, gases e problema digestivos. É anti-inflamatória, estimulante da circulação capilar e serve para clarear os cabelos.

É um santo remédio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário