Você está visualizando atualmente Melão-de-são-caetano ou Erva-das-lavadeiras

Melão-de-são-caetano ou Erva-das-lavadeiras

  • Categoria do post:Plantas

É conhecida como erva-das-lavadeiras, pois elas a usavam para clarear as roupas durante a lavação. É usada usada também na alimentação. Seu melão verde é vendido nos grandes mercados. Mas precisa estar bem verde, pois maduro é hospedeiro do bicho barbeiro, que contamina com a doença de chagas. CUIDADO.

Nome científico

Momordica charantia L.

Uso medicinal

Suas folhas são usadas como bactericida no tratamento de doenças da pele, especialmente quando há coceira. Também atua contra dores reumáticas.

O fruto é usado no tratamento de diabetes e hemorróidas. É laxante, anticancerígeno, antitumoral. Usado no controle de triglicerídeos, colesterol e febres contínuas. Atua ainda contra leucorreia, gripes, faringites e é expectorante. Mas ATENÇÃO, não consuma as sementes, apenas sua polpa. É um excelente alimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este post tem um comentário

Deixe um comentário