You are currently viewing Pimenta-de-galinha, Maria-preta ou Erva-moura

Pimenta-de-galinha, Maria-preta ou Erva-moura

  • Post category:Plantas

Embora em muito países a literatura recomende o uso interno, oral, para mim é uma planta de uso tópico. A solanina, presente nas plantas dessa família – como tomate e batata inglesa -, é TÓXICA. Por isso a batata inglesa que possui aquelas manchas verdes não deve entrar nas papinhas das crianças, assim como tomate verde. Maduras, perdem a solanina e podem ser consumidos sem problemas.

Nome científico

Solanum americanum sin. Solanum nigrum.

Uso medicinal

Externamente, como cicatrizante das afecções da pele, abcessos, furúnculos, feridas, prurido, psoríase, úlceras e queimaduras. Também pode ser usada na forma de cataplasma das folhas para hemorróidas.

Com seu fruto maduro pode-se fazer um geleia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este post tem 19 comentários

  1. Uilma

    Gostaria de saber o efeito glicemico do fruto maduro de maria pretinha

    1. Bom dia Uilma
      A pimenta de galinha (Solanum americana) ou Erva-moura faz parte das farmacopeias Indiana, Chinesa e da homeopatia. Os frutos verdes são VENENOSOS (solanina) e os maduros são ricos em ANTOCININAS e com isso se tornam frutos antioxidantes. Não encontrei nada nas pesquisa sobre esse efeito glicêmico, então essa composição química e o mecanismo de ação podem ser motivo de monografia.

  2. Israel

    Quando menor em minas, comia as folhas como se fosse verduras.
    Encontrei aqui em sp, e comi novamente, muito bom afogadinho

    1. mirtes

      como vc fez? onde posso comprar uma muda ? aqui em taboão da serra tem uma planta tipo essa q é uma trepadeira se parece muito mais n sei se é

  3. Jean

    Boa noite,trouxe do Japão umas destas semente que germinaram e deram frutose muitos já estão roxos, como é o consumo desse fruto?

  4. CARMEN RODRIGUES ESTUARTE nana

    EU TENHO MUITO A DIZER SOBRE A PIMENTA DE GALINHA OU ERVA MOURA.TRATEI A ANEMIA QUE ESTAVA BEM AVANÇADA, A MUITOS ANOS EM 1962, MINHA TIA ME ENSINOU COMO FAZER USO DESTA MARAVILHOSA PLANTA.ESMAGAR AS FOLHAS E ESPREMER O SUCO MISTURAR COM UMA GEMA BATIDA COM DUAS COLHERINHA DE ASSUCAR.
    E TOMAR TODO DIA EM JEJUM DURANTE UM MÊS…

    1. evio

      moro no rio de janeiro tem como achar essa planta aqui . sabe aonde endereço

  5. Izabel Braz

    Quando eu era criança a minha avó utilizava o sumo da erva moura em feridas que eu tive na cabeça e cicatrizou todas elas. Há anos que eu não sofro mais com aquele problema que tanto me incomodava. É muito boa,eu recomendo. É um cicatrizante maravilhoso!

  6. Ivani Silva

    Estou querendo comprar as frutinhas,pretas,de erva moura para insônia,pode ser também as mudinhas,para plantar.Quem tem,para me enviar?não estou conseguindo comprar,em lugar nenhum.Alguém pode me enviar?

    1. Maloo Coelho

      Bom dia! Oi Ivani, onde você mora que não tem acesso a esta plantinha erva moura? Qualquer mato que se prese tem esta frutinha, aqui no meu quintal tem aos montes e todos os dias como algumas. Alguns dizem que essas frutinhas são venenosas, mas desde pequena como delas.Entre em contato comigo que mando umas sementes secas. Um abraço.

      1. kleanto bezerra da rocha

        oi estou querendo essa erva ele ou a raiz dele junto com a raiz de mastruz e otima para ernia de disco meu contato do zap é 998540117 se alguem tiver compro

      2. evio

        aqui no rio de janeiro nao acho

      3. Daniel Raphael

        Bom dia !
        Gostaria de comprar as sementes,meu Watzapp 27 99743-2149 Vila Velha ES
        Cordialmente
        Daniel Raphael

    2. Luis dos santos gonzaga santos

      manda o endereço

  7. Maloo Coelho

    Foi muito gratificante saber que conheço aluguma coisa e poder ajudar e dar opinião. Sites como esse são de grande ajuda parabéns a todos e muito obrigada.

  8. Eduardo

    Boa tarde é uma excelente planta obg pela dicas.

  9. Sandra Crespo

    Tenho a Maria preta quem desejar sementes posso enviar.

    1. Daniel Raphael

      Gostaria de adquirir as sementes
      27 99743-2149 watzapp
      Cordialmente
      Daniel Raphael

  10. Lidiane

    Tenho no meu quintal. Comi os frutos maduros, pois consumimos desde crianças. Mas aprendi mais pesquisando por aqui. Ia arrancar os pés, agora não vou mais. Se deixarmos as folhas no sol como fazem com amandioca brava, será que perde atoxina e mantem as propriedades medicinais?

Deixe um comentário