You are currently viewing Super dicas para a entrada da primavera

Super dicas para a entrada da primavera

As plantas enterradas no solo durante o longo inverno, começam a desabrochar. As folhas aparecem nas árvores, o zumbido dos insetos enche o ar e as cores vivas das flores primaveris dominam a paisagem. É o tempo de recomeçar, de plantar sementes em nossos jardins, e sementes para o nosso processo de crescimento durante o novo ciclo.

Após o inverno, que é a época do recolhimento e interiorização, vem uma nova fase de abertura e florescimento. E com a mudança no clima algumas pessoas ficam mais suscetíveis a reações alérgicas.

A alergia é uma intolerância do organismo a alguma circunstância externa determinada. Pode surgir com a mudança rápida do clima, maior contato com determinadas plantas, alimentos, condimentos, fungos, pêlos de animais, ácaros, poeira, medicamentos, cosméticos, entre outros. Fato é que a propensão alérgica de cada ser é individual.

Outra situação bastante comum é a influência de nosso comportamento emocional. Uma situação de extrema irritação ou falta de aceitação, sem uma forma de extravasar, pode refletir no corpo físico como uma sessão de espirros, por exemplo, uma das alternativas que o corpo usa para eliminar esta irritação ou inadequação. Qualquer comportamento ou situação que não conseguimos eliminar nas nossas emoções extravasam no corpo físico.

Para prevenir é importante estar preparado psicologicamente e positivo em relação a estação. Fazer um mantra positivo é eficiente. Um exemplo: Eu aceito a vinda da primavera com calma e alegria!

Além disso, você pode ter hábitos simples e muito úteis para prevenir as alergias tão comuns dessa época:

  • Beba bastante água;
  • Fortaleça o sistema imunológico dormindo bem e diminuindo o stress;
  • Use pela manhã, em jejum, 1 copo de água morna com 6 gotas de limão;
  • Tome sucos verdes (couve, manjericão, rúcula, agrião, repolho, ora-pró-nobis, limão e maçã).
  • Para aumentar a imunidade, use a planta Equinácea (Echinacea purpúrea), que pode ser encontrada em tinturas, chás e cápsulas. Excelente para fortalecer nosso batalhão interno de anticorpos. Pode ser manipulada em produtos cosméticos para uso externo também, com excelente resultado. Uma dica é usar a planta por até 8 semanas. Mas atenção, usar somente duas vezes ao ano.
  • A planta Feijão-guandu (Cajanus cajan) , é maravilhosa para todos os tipos de alergia. Pode-se tomar o chá, usar a tintura ou fazer compressas externas com o chá em temperatura natural a fria. Processos alérgicos como eczemas, urticárias e picadas de insetos deixam feridas com temperatura quente. E o Feijão-guandu é uma planta fria, promovendo rapidamente o alívio dos sintomas de coceira e calor dos processos alérgicos.
  • Calêndula (Callendula officinalis) é maravilhosa para auxiliar nos processos alérgicos, tanto no seu uso interno como externo. Como uso interno, pode ser ingerida nos sucos, saladas ou infusão das flores, de preferência as de cor alaranjada, pois contêm mais substâncias anti-oxidantes e princípios ativos. No uso externo é maravilhosa para aliviar a coceira de alergias e picadas de insetos, reepitalizante da pele, cicatrizante, anti-inflamatória.
  • A ingestão de uma alimentação saudável também auxilia muito. Evite cafeína, álcool ou fast-food, que podem agravar as reações alérgicas. Consuma mais vitamina C e Magnésio, que agem como anti-histamínicos naturais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este post tem um comentário

  1. Maria Luiza Wagner

    Quantas xicaras do cha das folhas do feijão andu posso tomar por dia. Gratidão

Deixe um comentário