Toda vez que aparecer a palavra officinalis no gênero é porque a planta é usada há muito tempo nas oficinas e nas farmácias. O nome científico é composto por um binômio, o primeiro é a espécie e o segundo é o gênero.

Os antigos egípcios acreditavam que a calêndula possuía propriedades de rejuvenescimento e com toda a razão. Os persas e grecos usam na alimentação para aromatizar e dar cor aos alimentos. Ainda hoje se usa no lugar do açafrão e uma das lendas diz que as meninas que pisam descalças nas flores começam a entender a linguagem dos pássaros. Eu pisei descalço e não deu certo, mas se desse?

Seus poderes são invocados em sonhos premonitórios e é um barômetro natural. Se suas flores não abrirem até as sete horas é porque vai chover.

Conte histórias e lendas para as crianças, a sociedade moderna está acabando com essa prática. Assistam menos novelas, saiam do computador e vão contar história, seus amarelos.

Nome científico

Calendula Officinalis

Uso medicinal

Contra acnes, inflamações purulentas, brotoeja e doenças de pele.

Combate reumatismo, contusões, dores musculares, menstruação dolorosa, crosta láctea, caspa de bebê. Usada também como antifúngica e antiespasmódica.

Dê um toque especial à comida fazendo um vinagre de calêndula. Ou faça um óleo medicinal com bom óleo de cozinha, para usar como hidrante de pele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...