Zedoária

Eu a chamo de raiz azul, pois ao cortá-la fica azul por dentro.

Os Chineses e indianos já a conhecem de longa data. Usam na odontologia, medicina, gastronomia e também como planta ornamental. Na gastronomia da Indonésia, comem-se os brotos novos e os botões florais em saladas, e usa as folhas para cozinhar e assar peixes. Fácil de cultivar e está em todas as farmácias magistrais.

Nome científico

Curcuma zedoaria

Uso medicinal

Combate gengivites, feridas na boca, placa bacteriana, dor de garganta, úlceras e azia. Combate gases, é digestiva, contra colesterol alto, analgésica potente, protetora da função hepática, estimulante da secreção biliar e renal. Boa para o estômago, bronquite e asma, escaras e para acabar com o chulé, pois é bactericida e fungicida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentário

  1. Esta planta pode estar em todas as Farmácias Magistrais, mas pode estar errada! Eu conheço a planta e não tem como a tintura desta planta resultar em uma tintura amarela! A cor da tintura pode resultar ou azul ou incolor. Ou seja, ela não é o açafrão!! Curcuma longa não é sinonímia de Curcuma zedoaria e achei vários laudos (de laboratórios internacionais e nacionais) dizendo que são a mesma planta! Ainda que fossem semelhantes em todos os efeitos benéficos (o que não acontece! – a zedoaria cura algumas coisas que a “longa” não cura e vic-versa!) não é certo colocá-las como a mesma planta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *