Alfavaca-do-homem ou Macassá

Eu a chamo de Channel nº5. Escrevo sobre esta planta por fazer parte da minha cultura. Antigamente não existia perfume na Ilha e esse era o meu perfume preferido para atrair. É um perfume doce, então nós homens colocávamos uma flor no bolso da camisa e as mulheres dentro do sutiã. Lembro que a camisa da moda, a primeira sintética que apareceu e todos os jovens para andar bem vestidos tinham que ter uma, era a da marca Volta ao Mundo. Colocava-se um bolo de dinheiro no bolso da camisa, que era transparente. As notas de pouco valor por dentro e a nota de maior valor por fora, para prosear que tinha dinheiro. Esta planta da foto está sem flor, que é bem singela. É de origem africana e eles a usavam nos rituais de umbanda. Ainda a ponho no bolso para não perder a memória olfativa. Este perfume é um tiro certeiro.

Nome científico

Aeolanthus Suaveolens

Uso medicinal

A Macassá era usada para aliviar dor de cabeça, embora algumas pessoas em contato com a planta sintam dor de cabeça. É usada também no tratamento da epilepsia e para evitar derrame na aromaterapia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 comentários

    1. vc pode encontrar em algumas floriculturas , EU TENHO SORTE PQ TENHO ELAS PLANTADAS AQUI EM CASA E TENHO SEMENTES DELAS TAMBEM

        1. O trato dela é fácil, um talo dela se colocar em água ela nasce raíz e pode plantar, elas morrem após a floração, ao cair as flores, vc pode coletar as sementes que ficam nos talos das flores, guarde e plante na primavera, pois no inverno não germinam. Ok.

      1. boa tarde jaiton, tenho interesse na planta macassa moro em teresina em um clima muito quente. Se vc puderme enviar a muda me avise sob custs.

  1. Boa tarde eu morro no MT nunca tinha ouvido falar nesta planta pois encontrei em Santa Maria Rio Grande do Norte….no entanto estou fazendo uma pesquisa sobre os benefícios….

    1. Não se molha todos os dias. Pega bem em vaso retangular plástico. Fenesce de agosto/ outubro e renasce em novembro. Frio em SP, iniciou a murchar.

  2. ola sou jose santana gostaria de saber se voces encina a plantar o macassa gosto muito dessa planta mas todos morem o que devo faser

    1. BOA TARDE , ELA É DE CLIMA QUENTE E NÃO PODE AGUAR SEMPRE , EU TENHO ELA O ANO TODO AQUI EM CASA E ATÉ SEMENTES DELAS…

  3. Boa tarde! Gostaria de saber se ela tem o aroma de coco, pois estou interessado no macassá com esse aroma… Desde já agradeço!

  4. Gostaria de compartilhar que descobri uma empresa que produz a essência floral dessa planta macassá, direcionada para pessoas depressivas. Chama-se Volare e a empresa é Florais do Vale.

  5. Onde consigo comprar macassa.Por favor me der uma luz.Rs
    Estou precisando muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *