Laranja-azeda ou Laranja-da-terra

Essa espécie de laranja é usada na medicina mundial e aqui, na Ilha das bruxas, na degustação dos peixes escalados (peixe aberto pelo lombo e seco no sol). O gosto e o aroma combinam muito bem com esse prato regional, que acompanha um pirão de caldo de camarão ou pirão de nylon, como é chamado aqui o pirão de farinha de mandioca.

Nome científico

Citrus aurantium

Uso medicinal

As cascas, folhas, flores e suco dessa laranja são muito importantes no tratamento da obesidade, pois aumentam o mecanismo natural do corpo que queima as gorduras sem os efeitos colaterais perigosos. Aumentam o metabolismo sem afetar a taxa de batimentos cardíacos ou a pressão sanguínea.

A infusão das flores é boa para tratar insônia, febre, estomatite e funciona como calmante. O suco é digestivo e atenua a prisão de ventre. As folhas são diuréticas e sudoríferas.

Sua casca é usada com sucesso em tratamentos para deixar de fumar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários

    1. Olá Hyarbas,
      Acompanhei a manipulação da casca da laranja azeda (Citrus aurantium) num projeto em Foz do Iguaçu. Lá eles a secavam e colocavam no açúcar e depois distribuíam para 19 postos de saúde da rede pública. Se formos pesquisar, o aroma é sedativo, acalma a ansiedade e o sabor amargo eu diria que ajuda a aliviar as amarguras da vida. Além disso, quando mascamos, ativamos um ponto de acupuntura na ponta da língua que leva ao coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *