Mil-folhas, Erva-do-guerreiro ou Novalgina

O nome científico de achillea está ligado à lenda da guerra de Tróia (Aquiles). É também conhecida por erva-do-guerreiro, pois nas guerras era usada para curar os ferimentos dos guerreiros.

Essa planta europeia, comum entre nós, é usada no mundo todo e aparece em todas as literaturas. É maravilhosa e o nome popular de Novalgina não quer dizer que ela tenha como princípio ativo a dipirona, mas foi apelidada por fazer quase o mesmo efeito deste remédio, cujo princípio ativo foi isolado pela indústria (alopáticos).

Nome científico

Achillea Millefolium

Uso medicinal

É uma planta anti-inflamatória e analgésica, contra febre, pressão alta, hemorragias, hemorróidas, feridas. Também é usada como depurativa, mas não é a melhor planta para essa finalidade.

Outros usos

A planta é usada nas peles oleosas e acneicas. Pode ser usada em banhos descongestionantes, nos cosméticos infantis, em cremes e xampus. Também é usada para calvície e queda de cabelos. Eu uso na barba. A achillea deixa a pele macia e aveludada e também é um remédio muito bom para TPM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários

  1. Boa noite!
    Muito interessante todas a informações. Tenho essa planta em minha casa, mas ainda não a usei para nenhum fim. Será que posso usá-la mesmo sem ela ter florido? E quanto ao uso em cabelo e pele você tem como me passar o modo de preparar e usar?

  2. Boa tarde

    Gostaria da folha de novalgina, eu preciso fazer chá pra tomar, estou com uma inflamação nos braços, e me indicarão pra eu tomar. já tomei vários remédios e não te jeito de melhorar. Obrigada Dulce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *